Conheça o Laboratório de Inovação e Tecnologia da OAB/MS

Publicado em
Laboratório de Inovação e Tecnologia da OAB-MS

Parceria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, à Ciência e à Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT/MS), promove Processo de Seleção de Bolsistas para o Laboratório de Inovação e Tecnologia. Mas, o que é o Litech?

Pioneiro na área, o Litech é o 1°Laboratório de Inovação e Tecnologia Jurídica do país. Veja a entrevista com a Coordenadora-Geral Dayane Lupoli:

O que é o Litech/OABMS?

É um ambiente de inovação no formato Laboratório Vivo/Living Lab, constituído através uma parceria público-privado-pessoas, realizando integração de processos de pesquisa e inovação, tendo como centro o usuário.

Litech/OABMS é pessoa jurídica?

Na OAB/MS não, foi criado por meio de resolução sendo regido pelas normas da Casa para realizar inovação aberta. Este método foi amplamente utilizado na Europa, onde inovação social é Política de Estado, sendo ligado a universidades e afins. Em Portugal foi um sucesso ao ponto de auxiliar no desenvolvimento social e econômico do país

O que inovação aberta?

Quando uma empresa ou entidade amplia sua linha relacional, gerando um fluxo de conhecimento interno e externo para acelerar a inovação e aperfeiçoamento do seu produto, serviço ou setor e, ao mesmo tempo, disponibilizar suas próprias soluções a organizações e sociedade.

Por que o formato Living Lab?

O formato é primariamente constituído por pessoas, não foca somente na inovação tecnológica, diferencia-se na busca de transformações, relacionais, costumes e modelos/processos de negócios que pode ou não utilizar a tecnologia. Busca simplificar as linguagens de programação e preserva a dinâmica de integração. Com isso, o participante não precisa entender de tecnologia para usufruir.

Onde fica o Litech na OAB/MS?

O Litech possui uma sala de atendimento na CAAMS (Bloco C do Complexo OAB/MS), espaço gentilmente cedido, mas o interessante que as atividades suscitadas pelo Litech podem ocorrer em todo complexo, estabelecendo uma parceria OAB/MS, CAAMS e ESA/MS no fomento da inovação.

Ele é formado por quem?

Ele terá uma equipe técnica no intuito de viabilizar e desenvolver, na prática, ações para o setor. Em suma, o Litech é formado por todo advogado sul-mato-grossense que queira gerar ideias e soluções para seu setor e sociedade.

Como o (a) Advogado (a) pode usar?

O Litech está no processo de estruturação de equipe e terá três frente de atuação na busca de solução com participação dos advogados, Comissões, Subseções, por meio de ideias e projetos.

O Litech da OABMS está realizando Processo Seletivo para entrada de bolsistas. Em breve serão comunicados novos projetos.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
_113967234_hi031081850

Em resposta ao ChatGPT, Google planeja lançar 20 projetos de inteligência artificial em 2023

A empresa queria ir devagar, mas a ameaça externa da OpenAI acelerou o planos
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.