Conheça o Laboratório de Inovação e Tecnologia da OAB/MS

Publicado em
Conheça o Laboratório de Inovação e Tecnologia da OAB/MS

Parceria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, à Ciência e à Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT/MS), promove Processo de Seleção de Bolsistas para o Laboratório de Inovação e Tecnologia. Mas, o que é o Litech?

Pioneiro na área, o Litech é o 1°Laboratório de Inovação e Tecnologia Jurídica do país. Veja a entrevista com a Coordenadora-Geral Dayane Lupoli:

O que é o Litech/OABMS?

É um ambiente de inovação no formato Laboratório Vivo/Living Lab, constituído através uma parceria público-privado-pessoas, realizando integração de processos de pesquisa e inovação, tendo como centro o usuário.

Litech/OABMS é pessoa jurídica?

Na OAB/MS não, foi criado por meio de resolução sendo regido pelas normas da Casa para realizar inovação aberta. Este método foi amplamente utilizado na Europa, onde inovação social é Política de Estado, sendo ligado a universidades e afins. Em Portugal foi um sucesso ao ponto de auxiliar no desenvolvimento social e econômico do país

O que inovação aberta?

Quando uma empresa ou entidade amplia sua linha relacional, gerando um fluxo de conhecimento interno e externo para acelerar a inovação e aperfeiçoamento do seu produto, serviço ou setor e, ao mesmo tempo, disponibilizar suas próprias soluções a organizações e sociedade.

Por que o formato Living Lab?

O formato é primariamente constituído por pessoas, não foca somente na inovação tecnológica, diferencia-se na busca de transformações, relacionais, costumes e modelos/processos de negócios que pode ou não utilizar a tecnologia. Busca simplificar as linguagens de programação e preserva a dinâmica de integração. Com isso, o participante não precisa entender de tecnologia para usufruir.

Onde fica o Litech na OAB/MS?

O Litech possui uma sala de atendimento na CAAMS (Bloco C do Complexo OAB/MS), espaço gentilmente cedido, mas o interessante que as atividades suscitadas pelo Litech podem ocorrer em todo complexo, estabelecendo uma parceria OAB/MS, CAAMS e ESA/MS no fomento da inovação.

Ele é formado por quem?

Ele terá uma equipe técnica no intuito de viabilizar e desenvolver, na prática, ações para o setor. Em suma, o Litech é formado por todo advogado sul-mato-grossense que queira gerar ideias e soluções para seu setor e sociedade.

Como o (a) Advogado (a) pode usar?

O Litech está no processo de estruturação de equipe e terá três frente de atuação na busca de solução com participação dos advogados, Comissões, Subseções, por meio de ideias e projetos.

O Litech da OABMS está realizando Processo Seletivo para entrada de bolsistas. Em breve serão comunicados novos projetos.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
O que é Web 3.0 e como ela se relaciona com o mercado de criptoativos

O que é Web 3.0 e como ela se relaciona com o mercado de criptoativos

A internet está passando por uma nova reformulação, chamada de Web 3.0. Confira o guia do InfoMoney sobre o assunto
Como utilizar suas conexões para impulsionar o perfil no LinkedIn

Como utilizar suas conexões para impulsionar o perfil no LinkedIn

Texto original de Mariellen Romero,  publicado por táLIGADO Você sabia que a base de crescimento do LinkedIn, bem
Brasil figura entre os países mais inovadores do mundo para o setor jurídico

Brasil figura entre os países mais inovadores do mundo para o setor jurídico

O surgimento de novos modelos de contratos e petições criados através de técnicas de Visual Law e com foco na facilitação da comunicação e inclusão da população colocam o país na linha de frente da inovação jurídica mundial.
Villa Visual Law Studio, empresa associada à AB2L, vence premiação internacional com projeto de Visual Law

Villa Visual Law Studio, empresa associada à AB2L, vence premiação internacional com projeto de Visual Law

Texto original de Rui Caminha A tecnologia que impulsiona avanços em diferentes setores da economia também tem impactado o
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.