A AB2L iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, escreve os capítulos de uma história que tem muito para contar sobre o ecossistema de tecnologia jurídica.
Conheça nossas associadas.
Programas para educar o mercado, fomentar o ecossistema e participar ativamente do processo de regulamentação brasileiro entre direito e tecnologia.
Capítulos regionais/locais exclusivos para associados e grupos abertos ao público em geral.
Mais de 300 horas de conteúdo educacional focado no ecossistema jurídico e tecnológico.
Exclusivo para associados.
Por Techtudo
As Comunidades do WhatsApp estão finalmente sendo liberadas no aplicativo, disponível para Android e iPhone (iOS). O recurso foi oficialmente lançado no dia 26 de janeiro, está chegando a todos os celulares aos poucos, e é um novo jeito de organizar grupos com temas relacionados e de aumentar a comunicação entre pessoas próximas. É válido lembrar que a função, liberada globalmente em novembro do ano passado, foi considerada por especialistas um risco às eleições de 2022 e, por isso, teve seu lançamento no Brasil adiado.
O TechTudo reuniu seis coisas que você precisa saber sobre o recurso de Comunidades antes de usá-las no WhatsApp. Na lista a seguir, saiba quais são e por que importam.
WhatsApp libera Comunidades; saiba criar e gerenciar — Foto: Fernando Braga/TechTudo
O recurso Comunidades tem o objetivo de reunir, em um único canal, subgrupos que possuam temáticas similares. Funciona como um “guarda-chuva” principal de diversos sub-temas, em que o administrador pode enviar avisos para todas as pessoas de uma só vez. A função permite unir até 50 grupos e tem, no total, limite para até 5 mil pessoas.
Nas comunidades, os administradores podem inserir e remover membros e grupos, assim como criar novos e apagar mensagens com conteúdos abusivos. Além disso, os membros das comunidades também conseguem sair de uma comunidade, denunciar abusos e bloquear contatos. É um recurso que se aproxima, de certo modo, aos canais do Telegram, mas com o diferencial de que, em vez de haver um único canal, há diversos subcanais.
Não é possível procurar ou descobrir novas comunidades como acontece com outros aplicativos de mensagens, como o Telegram, por exemplo. De acordo com o WhatsApp, o intuito do recurso é facilitar a troca de informações entre grupos de uma mesma categoria em que as pessoas já se conhecem. Com isso, os membros só podem entrar nas Comunidades caso sejam convidados.
Exemplos de comunidades do WhatsApp — Foto: Divulgação/WhatsApp
Uma Comunidade pode ser criada por qualquer pessoa que já tenha acesso ao recurso no WhatsApp. Para criar, abra a tela inicial do app, siga até o ícone de “Comunidades”, representado por três bonecos, e toque em “Criar comunidade”. No caso do Android, o ícone estará na parte superior das conversas e, já no iOS, ficará na parte inferior.
Em seguida, basta inserir o nome e a descrição da comunidade para prosseguir. Os usuários também deverão adicionar os grupos que já participam à comunidade ou ainda criar um novo grupo para inserir ao canal.
Comunidades do WhatsApp chegam ao Brasil — Foto: Divulgação/WhatsApp
É importante dizer que, ao sair de uma comunidade, o usuário também sairá de todos os subgrupos que fazem parte dela. Com isso, caso você seja um participante e queira sair, abra a comunidade e, na parte debaixo da tela, vá nos detalhes, na opção “Seus grupos”. Pressione o nome da comunidade e toque em “Sair da comunidade”. Vale destacar que, no caso de administradores, é preciso desativar o grupo para deixá-lo.
É possível sair de um subgrupo e ainda permanecer na comunidade. Para sair de um subgrupo basta fazer o procedimento comum de deixar um grupo dentro do WhatsApp: siga até o grupo que não deseja mais fazer parte, pressione no nome dado a ele e role até a opção “Sair do grupo”.
Vale dizer que é possível permanecer em uma comunidade mesmo sem fazer parte de nenhum dos subgrupos formados por ela. Assim, você pode sair de um subgrupo sem se preocupar de estar em outro componente para permanecer na comunidade.
Grupos de WhatsApp mudaram com lançamento de Comunidades — Foto: Reprodução/Marcela Franco
O recurso está sendo liberado aos poucos para todos os usuários. Uma dica para visualizar se a função está disponível é manter o aplicativo atualizado. Para isso, abra a Play Store, no caso do Android, ou a App Store, no caso dos aparelhos iOS, e busque por WhatsApp. Após isso, toque no botão “Atualizar” dentro da página do aplicativo e aguarde o download.
Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.