Pesquisar
Close this search box.

Como a tecnologia de blockchain pode influenciar na burocracia

Publicado em
5bEGgqZEHBMdsB8DUvUFQoVB94ZzDPM2KBZVyMRgirQUAX9yCnkcyaEsD7acckXXHPrpGHSHKn9sycbbNcBmBtEWPFskg3Rg

Apesar de ser um problema mundial, a burocracia é sentida por muitos aqui no Brasil, garantindo muita dor de cabeça e desgaste para resolver problemas de diversos portes. A burocracia é citada por muitos como um dos principais problemas para o avanço de diferentes setores, prejudicando pessoas físicas e jurídicas durante o ano todo.

Será que a tecnologia de blockchain é capaz de remover alguns dos obstáculos que atrasam o processo de tantos órgãos públicos? Os entusiastas acreditam que a blockchain é sim a solução definitiva para esse tipo de problema, porém, como outros casos ligados à essa nova tecnologia, ainda é um pouco cedo para dar uma resposta definitiva. Mas já é possível afirmar que há potencial na blockchain para acabar com a burocracia!

Definida como uma “versão única da verdade” que funciona com um sistema seguro e imutável com cópias em diversos pontos (chamados de nós), a blockchain pode garantir a veracidade e legitimidade de diversos processos dentro de negócios e de setores governamentais.

Se a blockchain pode efetivamente diminuir a burocracia em grande escala ainda é algo a ser provado, mas há possibilidades para um grande impacto em como os governos e organizações podem funcionar.

Como a blockchain pode diminuir a burocracia

Para entender como a blockchain diminui a burocracia, primeiro é preciso entender como a burocracia está enraizada em muitos setores em que temos que lidar no dia-a-dia. Claro que isso é algo que não precisamos explicar muito, afinal, quem nunca teve problemas com a ineficiência e atrasos de grandes instituições financeiras e governamentais?

Leia também Usando o Google Trends para detectar uma bolha do Bitcoin

A verdade é que nem toda a burocracia é completamente desnecessária. Esses atrasos vêm da necessidade de realizar diferentes checagens de informações, documentos e outros fatores para garantir que o processo seja realizado com total segurança. O problema é que isso precisa ser feito em diferentes níveis, exigindo até mesmo atestados que comprovam a veracidade de um atestado.

É um processo muito mais complicado do que deveria ser, não há dúvidas sobre isso, mas que muitas vezes se mostra necessário devido à diversas fraudes aplicadas em áreas mais relaxadas das legislações.

O grande desafio é encontrar o ponto de equilíbrio entre a praticidade e a segurança das informações. Quem acompanha as tecnologias de blockchain sabe que a segurança das informações e praticidade são dois termos que aparecem bastante, portanto, temos aí uma ferramenta importante para enfrentar a burocracia e agilizar diversos processos.

Aumento da eficiência técnica

A automatização é uma realidade que chegou para diferentes setores e que parece estar enfrentando certa dificuldade na área governamental. A tecnologia descentralizada seria muito bem-vinda em diversos setores, corrigindo problemas de ineficiência técnica.

Vamos imaginar uma situação em que alguém compra um imóvel e na hora de regularizar os documentos descobre que a escritura foi danificada ou perdida. Então é necessário entrar em um processo para conseguir segundas vias, verificar se as informações são verdadeiras através de auditorias em processos que demoram semanas e passam por diversos setores. Além da correria atrás de documentos, reconhecimento de assinaturas e autenticações de documentos.

Leia também Como acompanhar os preços da Bitcoin

Tudo isso acontece porque muitos desses documentos são guardados em forma física ou então em servidores locais. Para um órgão acessar um documento em outro ponto, é necessário realizar requerimentos por escrito. Isso não só demora, como cria diversos processos que são, em sua essência, inúteis.

Temos então a blockchain, com a palavra-chave descentralização. Repositórios descentralizados, imutáveis e à prova de manipulação que podem ser acessados em qualquer lugar e são virtualmente à prova de falhas. Primeiramente, não teria como os “documentos” serem perdidos ou danificados, facilitando todo o processo desde o início. Se um cartório precisasse acessar um documento inicialmente arquivado em outro setor público, poderia ser feito através do acesso à plataforma blockchain, sem a necessidade de mandar pessoas fisicamente atrás do documento.

Contratos inteligentes

O exemplo anterior trabalha apenas com o uso da blockchain como um grande servidor descentralizado que armazena informações, mas a tecnologia tem a capacidade de ser muito mais robusta e entregar mais do que apenas isso.

Isso pode ser feito através dos contratos inteligentes (muitas vezes chamados pelo nome original: smart contracts). Como o nome deixa bem claro, os contratos inteligentes são contratos executados através da blockchain onde uma série de processos podem ser determinados. Basicamente, um smart contract é uma expressão “se…então…” onde um resultado é obtido se certas especificações são encontradas.

Leia também O que é uma “Baleia” no mercado de Bitcoin?

Esses contratos podem ser usados para o pagamento de impostos, por exemplo. Isso traria muito mais facilidade para todo o procedimento, podendo ser completamente automatizado, além de aumentar a segurança e mitigar problemas de fraude.

Para estes fins, temos o exemplo da HM Revenue and Customs (Órgão governamental que cobra impostos na Inglaterra), que estuda o uso da blockchain par agilizar a burocracia no pagamento de impostos. Com a blockchain, a entidade acredita que pode ser capaz de diminuir drasticamente o processo administrativo, economizando mais de 200 milhões de euros por ano e diminuindo consideravelmente o número de pessoas envolvidas nos procedimentos do setor.

Essa diminuição é possível porque um contrato tradicional precisa de diferentes mediadores para ser escrito e muitos outros para ser cumprido. No caso da blockchain, o contrato é feito através de um código e, como muitos do setor sabem, “O código é a lei”.

Aumentando a eficiência técnica e diminuindo o número de terceiros em procedimentos simples, a tecnologia de blockchain pode se tornar a nova norma e agilizar consideravelmente a forma que governos e empresas atuam.

Por Soraia Barbosa
Fonte: https://guiadobitcoin.com.br/tecnologia-blockchain-burocracia/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
201021flavia11

B3 desenvolve plataforma para transações secundárias de startups

Infraestrutura será vendida em modelo white label para companhias de crowdfunding
tatiana coutinho

Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito

Tatiana Coutinho, Associada à AB2L, recebe destaque no artigo "Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito", do site Ela Jurista!
SITE

INFORME AB2L 2024

#01 04/24 AB2L Internacional: Lições do Vale do Silício para o Mundo Jurídico Durante uma semana imersiva, um
Assembleia - convocação

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL 2024

Atenção associados: Dia 30 de abril de 2024 às 14:00h, teremos uma Assembleia Geral da AB2L - Participem!
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.