Pesquisar
Close this search box.

Com análise de dados, Licks Attorneys encontra padrões e estabelece chances de sucesso de teses e estratégias para ações judiciais e pedidos de patentes

Escritório de advocacia com certificação ISO27001 e totalmente na nuvem usa robôs e inteligência artificial para criar base de dados de fontes oficiais e analisar informações estratégicas em prol de seus clientes
Publicado em
WIN22_HybridWork_027-scaled

Por Microsoft Brasil

O escritório de advocacia Licks Attorneys, especializado em contencioso de propriedade intelectual, utiliza big data e inteligência artificial para aumentar as chances de sucesso de processos judiciais e de pedidos de patentes de seus clientes.

A partir de sofisticados algoritmos desenvolvidos em plataformas Microsoft, que utilizam bases de dados exclusivas e proprietárias (com informações privadas e públicas), o escritório consegue estabelecer padrões nas decisões do Poder Judiciário e nos processos administrativos perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Os sistemas foram especificamente desenvolvidos para oferecer informações estratégicas para os clientes sobre um grande número de decisões, auxiliando no desenvolvimento de teses e aumentando as chances de sucesso dos casos do escritório.

Com a adoção do Power BI Premium P1 e de outras ferramentas para tratamento de dados da Microsoft, como Cognitive Search e Azure Synapse, o escritório criou sistemas que fazem o cruzamento de uma grande quantidade de informações de diversas fontes, como o INPI, o Poder Judiciário, o Diário Oficial da União e as autarquias de patentes e decisões judiciais de outros países. A partir dos processos públicos disponibilizados pelos órgãos, os sistemas do Licks Attorneys encontram os que se assemelham, dentro de parâmetros especificamente estabelecidos para cada caso.

“Com esses dados em mãos, conseguimos estabelecer as melhores estratégias e as chances de sucesso. Todo esse investimento nos permite antecipar e detectar que um determinado caso segue um caminho peculiar, podendo ter um desfecho diferente daquele que foi previsto. Isso nos possibilita, quando necessário, mudar estratégias, aumentando as chances de sucesso e diminuindo o tempo de tramitação e os custos para os clientes”, explica o sócio fundador Otto Licks.

As análises de dados são realizadas em Azure SQL, Power BI e Python. Os processos são geridos por um sistema desenvolvido em C# e Angular no Microsoft Visual Studio, em parceria com Microsoft Gold Partners. Os códigos-fonte são de titularidade do Licks Attorneys e estão disponibilizados dentro da plataforma Azure DevOps.

O escritório utiliza a ferramenta SQL do Microsoft Azure e mais de 100 robôs para manter um banco de dados próprio, hoje com mais de 1 milhão de processos e 4,5 milhões de documentos, contendo 100% das informações disponibilizadas pelo Executivo e Judiciário brasileiros sobre patentes de invenção, facilitando o acesso dos clientes e dos 300 membros do escritório, baseados em quatro cidades no Brasil e em Tóquio, no Japão, explica Lawrence Teixeira, Diretor de Sistemas do Licks Attorneys.

Exemplo disso se deu durante o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5.529, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em maio de 2021 – o mais importante litígio de direito de patentes que já chegou aos tribunais brasileiros.

Duas manifestações do Licks Attorneys representando a AB2L (Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs), instituição que atuou como fornecedora de subsídios para a decisão do tribunal, fortemente embasadas por dados oficiais coletados e analisados pelo escritório, foram destacadas no acórdão do STF, que afirmou que o impacto da ADI nº 5529 para todos os setores econômicos foi trazido ao caso pela AB2L.

A decisão do Supremo também fez referência a outra informação compilada pelo Licks Attorneys para a AB2L: a de que os pedidos de patente do setor de telecomunicações tinham o maior tempo médio de processamento até a decisão do INPI. A AB2L foi o único, dentre as 16 instituições, cujos dados foram citados na decisão do STF.

Segurança das informações e equipe multidisciplinar

A segurança das informações e processos internos é um aspecto altamente importante para o escritório, que tem certificação ISO 27001 para a prática da advocacia e conta com 99,59% no rank do Microsoft Secure Score center, um dos maiores percentuais no Brasil, onde a média é inferior a 50%. Sua área de Tecnologia de Informação investe continuamente em novas soluções e, também com a ajuda dos serviços de nuvem da Microsoft, criou ambientes segregados para o desenvolvimento, produção e homologação dos processos.

O escritório também utiliza o Microsoft Authenticator para implementar duplo fator de proteção e o Microsoft Intune, ferramenta de gerenciamento baseada em nuvem, para evitar que, quando um dispositivo móvel for perdido ou furtado, os dados confidenciais sejam acessados.  “Se um dispositivo móvel for furtado ou perdido, por exemplo, temos como recuperar dados sincronizados da nuvem, apps e rascunhos de documentos. E, o mais importante, conseguimos acessar as informações do dispositivo remotamente e deletar o que for necessário por meio da ferramenta”, diz Raoni Carneiro, Diretor de TI do escritório.

De acordo com Otto Licks, outro diferencial do escritório é ter, entre seus mais de 300 membros, um grupo multidisciplinar de cerca de 60 especialistas, incluindo cientistas e engenheiros de telecom, elétrica, eletrônica e computação, com foco nas necessidades de seus clientes e dando apoio aos advogados. “Queremos nos antecipar, criar oportunidades e agregar valor com a capacidade de entender plenamente os desafios dos nossos clientes. A nossa parceria com a Microsoft é estratégica para a alta taxa de sucesso que nossos clientes buscam, pois, a época em que escritórios de advocacia utilizavam apenas processadores de texto e websites corporativos é coisa do passado”, finaliza o sócio fundador.

Essa expertise tecnológica ajuda a explicar por que o Licks Attorneys tem atuação destacada em casos envolvendo empresas de tecnologia, com altas taxas de sucesso representando empresas do setor, especialmente na construção estratégica de precedentes para matérias sensíveis aos negócios.

“O trabalho que o Licks Attorneys tem feito mostra que a tecnologia de ponta, intensamente aplicada aos mais diversos setores e em ramos tradicionais como a advocacia e o Poder Judiciário, é uma aliada na tomada de decisão, ao oferecer suporte com a análise de uma grande quantidade de informações para suportar o conhecimento humano”, explica Ronan Damasco, diretor de Tecnologia da Microsoft Brasil.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
AB2L - formato apresentação

AB2L Lawtech Experience 2024

Vem aí o AB2LEX 2024! O AB2L Lawtech Experience é mais do que um simples evento; é uma
Esquenta AB2LEX24

Esquenta AB2LEX24

O AB2L LAWTECH EXPERIENCE 24 está pronto para reunir mentes brilhantes e impulsionar a inovação no ecossistema jurídico.
AB2L - formato apresentação (1)

CERTIFICADO AB2L DE DEPARTAMENTOS JURÍDICOS 4.0 E ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA 4.0

AB2L, com o apoio da Análise Editorial, abre inscrições para a Certificação de "Departamentos Jurídicos 4.0 e Escritórios de Advocacia 4.0".
SITE

INFORME AB2L 2024

#04 03/24 Andrea Maia é Reconhecida como uma das Principais Mediadoras do Brasil Andrea Maia, conselheira da AB2L
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.