China vai investir mais de US$ 2 bi em parque tecnológico para inteligência artificial

Publicado em
china2

Centro de pesquisa e desenvolvimento será instalado em Pequim; país asiático estabeleceu meta para se tornar líder global no segmento até 2025

A China vai investir cerca de US$ 2,12 bilhões em um novo parque de pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial. O centro será instalado em Pequim, segundo a agência oficial Xinhua, e o objetivo é colocar o país asiático na liderança do desenvolvimento desse tipo de tecnologia até 2025.

De acordo com a agência, o parque de inteligência artificial receberá 400 empresas e deve movimentar 50 bilhões de yuan ao ano. O projeto está sendo desenvolvido pelo Zhongguancun Development Group e terá parcerias com universidades.

O plano da China de acelerar seu desenvolvimento em inteligência artificial acontece em meio a tensão entre o país asiático e os Estados Unidos, que tentam criar novas tecnologias com fins militares.

A China espera que a indústria de inteligência artificial atinja 150 bilhões de yuan em 2020 e 400 bilhões de yuan em 2025, de acordo com o governo. Além do parque, o governo chinês já anunciou outras medidas para ampliar os talentos na área de inteligência artificial.

O interesse em inteligência artificial tem atraído empresas estrangeiras. No mês passado, o Google afirmou que terá uma equipe de pesquisa em inteligência artificial na China, apesar de o buscador continuar bloqueado no país asiático.

O novo parque tentará atrair empresas especializadas em análise de grandes conjuntos de dados, o chamado Big Data, aprendizado de máquina e computação em nuvem.

Além do parque, Pequim deve receber em breve uma área de testes para veículos autônomos, para permitir o desenvolvimento local de carros sem motorista.

Fonte https://revistapegn-globo-com

Por ESTADÃO CONTEÚDO

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
35288247962-b1ecf8d9b7-c

Solução de captura técnica de provas digitais da Verifact é utilizada pelo TSE e MPF

Tecnologia de coleta e preservação de provas digitais desenvolvida pela empresa Verifact, associada a AB2L, foi usada pelo Ministério Público Federal e Tribunal Superior Eleitoral nas últimas eleições
_113967234_hi031081850

Em resposta ao ChatGPT, Google planeja lançar 20 projetos de inteligência artificial em 2023

A empresa queria ir devagar, mas a ameaça externa da OpenAI acelerou o planos
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.