Cade quer adotar uso de IA para identificar formação de cartel

Publicado em

Autarquia já possui projeto em fase de testes para detectar possíveis fraudes nos preços de combustíveis

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) estuda formas de expandir o uso de tecnologias que utilizam inteligência artificial para o monitoramento de detecção de formações de cartel dentro do mercado.

O desejo da autarquia parte dos bons resultados alcançados dentro do projeto-piloto feito em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) para analisar possíveis ajustes combinados de preços em postos de combustíveis.

Segundo Alexandre Barreto, presidente do Cade, a tecnologia utilizada no teste — chamada internamente de “Sistema Cérebro” — identifica as rotinas de preços praticadas nos postos existentes dentro de uma determinada área para, com isso, apontar casos nos quais os donos dos postos estejam combinando preços de forma a dar a impressão de que existe uma concorrência no mercado.

O uso da IA já deu resultados: alguns dos dados coletados pelo sistema foram utilizados para embasar a Operação Ponto de Encontro, que tinha como objetivo verificar se havia um cartel em licitações realizadas para a contratação de serviços terceirizados dentro de órgãos federais.

A ferramenta também vem ajudando a reunir dados para outras investigações realizadas pelo Cade e o Ministério Público, que ainda estão em sigilo.

Fonte: Computer World

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
agenda ab2l

AGENDA AB2L SETEMBRO 2023

Quer Saber Mais? Acesse Agenda AB2LConvide um representante da AB2L para o seu evento aqui!Agenda está sujeita a
1695128031397

Evento jurídico destaca aumento de tecnologia e inovação

Publicação original O Globo Casos práticos e aumento de 300% de startups jurídicas no Brasil comprovam mudança de
Imagem: Pixabay

Online brand protection: a estratégia das empresas para defender a propriedade intelectual

Publicação original Lexlatin Medida é fundamental para evitar danos que podem ser irreparáveis tanto para os titulares de
Imagem: Pixabay

Microsoft integra inteligência artificial ‘Copilot’ no Windows, Office e outros aplicativos

Publicação original Valor Investe Funcionalidades do Copilot serão adicionadas na próxima atualização do Windows 11 que será lançada na
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.