Pesquisar
Close this search box.

Cade quer adotar uso de IA para identificar formação de cartel

Publicado em

Autarquia já possui projeto em fase de testes para detectar possíveis fraudes nos preços de combustíveis

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) estuda formas de expandir o uso de tecnologias que utilizam inteligência artificial para o monitoramento de detecção de formações de cartel dentro do mercado.

O desejo da autarquia parte dos bons resultados alcançados dentro do projeto-piloto feito em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) para analisar possíveis ajustes combinados de preços em postos de combustíveis.

Segundo Alexandre Barreto, presidente do Cade, a tecnologia utilizada no teste — chamada internamente de “Sistema Cérebro” — identifica as rotinas de preços praticadas nos postos existentes dentro de uma determinada área para, com isso, apontar casos nos quais os donos dos postos estejam combinando preços de forma a dar a impressão de que existe uma concorrência no mercado.

O uso da IA já deu resultados: alguns dos dados coletados pelo sistema foram utilizados para embasar a Operação Ponto de Encontro, que tinha como objetivo verificar se havia um cartel em licitações realizadas para a contratação de serviços terceirizados dentro de órgãos federais.

A ferramenta também vem ajudando a reunir dados para outras investigações realizadas pelo Cade e o Ministério Público, que ainda estão em sigilo.

Fonte: Computer World

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
caroline vasconcellos 2024

EMPREENDEDORISMO: DE ARTESÃ A FOUNDER & CEO DE UMA LEGALTECH

Publicação original, Caroline M. A. Vasconcellos Nasci com a veia empreendedora. Recordo-me que entre os 07 e 11
lake-6641880_1280

E-XYON refloresta área em Rio Bonito para fortalecer compromisso com sustentabilidade e responsabilidade socioambiental

Publicação original, Agro Planning. A E-XYON, líder em soluções de gestão jurídica impulsionadas pela tecnologia, reafirma seu compromisso
SITE

INFORME AB2L 2024

#02 02/24 Reunião com grupo de Compliance e LGPD associados No próximo dia 27 de fevereiro, a AB2L
PODCAST 24

#8 AB2L Talks: "Reinventando o Direito: A Convergência de Criatividade e Tecnologia" com Bruno Feigelson & Eduardo Tardelli

Trazemos para você o mais recente e último episódio desta temporada do AB2L Talks! Neste episódio, temos a
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.