Belo Horizonte é a primeira cidade a ter estacionamento rotativo gerenciado por blockchain

Publicado em
28457126537_cf3381897d_k-696x380

A prefeitura de Belo Horizonte se tornou a primeira cidade no Brasil a utilizar a tecnologia Blockchain em um sistema de estacionamento rotativo.

De acordo com o site da prefeitura, o novo meio de gerenciamento estava sendo estudado desde junho do ano passado. O intuito era proporcionar uma alternativa segura e eficiente no serviço.

O novo modelo de gestão foi criado dentro da Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel), em parceria com a Microsoft, segundo a Época Negócios, e vai proporcionar mais eficiência e economia para os cofres públicos.

Desta forma, em vez de conceder o serviço e o desenvolvimento do sistema a uma empresa, a prefeitura de Belo Horizonte preferiu assumir a digitalização e somente depois conceder a venda a diversas instituições.

Assim, em vez de ter ficar com uma fatia muito pequena para o município, a receita será mais lucrativa, além de evitar fraudes na venda de créditos.

Leandro Garcia, presidente da Prodabel, acredita que a ação mostra que é possível inovar os sistemas públicos com as tecnologias de ponta.

“O uso de Blockchain como ponto central do modelo do rotativo é uma nova fase de projetos que se abre, onde temos condições de usufruir as mais modernas tecnologias como abordagem para desafios tradicionais da gestão pública”, disse.

Ronan Damasco, diretor de tecnologia da Microsoft no Brasil, explicou sobre o que pode ou não ser feito no novo sistema. Como se espera de um sistema baseado em blockchain, ele ressaltou que é eliminada a possibilidade de fraude e acrescentou:

“ Depois que os dados entram no sistema, não é possível alterar”.

20 empresas vão vender créditos

Segundo a prefeitura, no início da implantação a cidade possuía 22 mil vagas de estacionamento rotativo, o que representava cerca de 100 mil oportunidades diárias para parar o carro.

De acordo com a reportagem, 20 empresas vão oferecer seus próprios aplicativos e terão certa liberdade para definir o preço dos créditos, já que irão comprar direto da BHTrans, gestora de trânsito da cidade.

Essas empresas terão 15% de deságio – o que garante 85% da receita gerada à prefeitura.

Os aplicativos credenciados para compra de créditos estão acessíveis nas lojas virtuais para Android e IOS e na página da BHTrans no site da Prefeitura. No entanto, o serviço não estava disponível na segunda-feira (15) no momento desta escrita.

Por: Wagner Riggs
Fonte: Portal do Bitcoin

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
agenda ab2l

AGENDA AB2L SETEMBRO 2023

Quer Saber Mais? Acesse Agenda AB2LConvide um representante da AB2L para o seu evento aqui!Agenda está sujeita a
1695128031397

Evento jurídico destaca aumento de tecnologia e inovação

Publicação original O Globo Casos práticos e aumento de 300% de startups jurídicas no Brasil comprovam mudança de
Imagem: Pixabay

Online brand protection: a estratégia das empresas para defender a propriedade intelectual

Publicação original Lexlatin Medida é fundamental para evitar danos que podem ser irreparáveis tanto para os titulares de
Imagem: Pixabay

Microsoft integra inteligência artificial ‘Copilot’ no Windows, Office e outros aplicativos

Publicação original Valor Investe Funcionalidades do Copilot serão adicionadas na próxima atualização do Windows 11 que será lançada na
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.