Pesquisar
Close this search box.

Barcelona inaugura centro de tecnologia jurídica

Publicado em
barcc

Barcelona, um dos destinos turísticos mais visitados do mundo, acaba de inaugurar seu primeiro centro de tecnologia jurídica. Um grupo formado por escritórios de advocacia, empresas e universidades lançou, nesta semana, o Global LegalTech Hub. Além dos 18 membros fundadores, a iniciativa conta com o apoio da Universidade de Barcelona e da empresa Red Points, especializada em proteção de marcas.

Em síntese, o objetivo do Global LegalTech Hub é promover a transformação digital no campo jurídico. A iniciativa propõe conectar advogados, empreendedores, empresas, instituições e startups jurídicas. Inicialmente, o financiamento do projeto ficará a cargo dos membros fundadores e de patrocinadores. No entanto, as expectativas são de que pelo menos 100 pessoas se associem ao hub nas próximas semanas.

Hub de tecnologia jurídica em Barcelona

De acordo com Elena Lauroba, professora da Faculdade de Direito da Universidade de Barcelona, a iniciativa incentivará o uso das tecnologias de informação e comunicação em prol das profissões jurídicas. O hub será um espaço no qual as startups coexistirão com empresas e instituições conhecidas. O objetivo é formar um canal de comunicação e cooperação para enfrentar os desafios do setor jurídico espanhol:

[Precisamos de] vias de comunicação e cooperação para fornecer uma melhor resposta aos desafios gerados por novas ferramentas, também no que diz respeito à proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos. – Elena Lauroba

Liderando a transformação para o modelo digital

Conforme a diretor-executiva da Red Points, Laura Urquizu, o hub reúne os principais profissionais e players interessados em inovar no setor jurídico. De acordo com ela, a associação não só reconhece os impactos das novas tecnologias no campo do Direito, como pretende liderar a transição para o novo modelo. O que se busca, em síntese, é promover a transformação digital no universo jurídico espanhol.

O projeto foi idealizado em 2019 e constituído na Ordem dos Advogados de Barcelona em 17 de fevereiro de 2020, mas a reunião de lançamento ocorreu nesta semana. O evento reuniu mais de 120 pessoas, entre investidores, empresários e cofundadores de startups, energizando os planos do Global LegalTech Hub de se tornar, a longo prazo, um importante centro internacional para o mercado de tecnologia jurídica.

FONTE: https://bernardodeazevedo.com/conteudos/barcelona-inaugura-centro-hub-de-tecnologia-juridica/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
SITE

INFORME AB2L

#28 09/24 IViJur e TJMG: Parceria que Simplifica a Comunicação e Revoluciona o Acesso à Justiça A IViJur,
Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Crédito Divulgação

Homologada a primeira contratação de uma startup por um TJ no Brasil

Procedimento licitatório do TJMG se pauta em novo marco legal para encontrar soluções inovadoras
SITE MENTORIA 2024

AB2L abre pré-inscrição para mentores

A Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) está com pré-inscrições abertas para profissionais experientes que desejam atuar
Vinicius-Marques-CEO-da-EasyJur-divulgacao-1024x576

EasyJur capta R$ 1,4M com SaaS para escritórios de advocacia

Publicação original startups.com.br A EasyJur, startup que oferece soluções para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, levantou R$
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.