Barcelona inaugura centro de tecnologia jurídica

Publicado em
barcc

Barcelona, um dos destinos turísticos mais visitados do mundo, acaba de inaugurar seu primeiro centro de tecnologia jurídica. Um grupo formado por escritórios de advocacia, empresas e universidades lançou, nesta semana, o Global LegalTech Hub. Além dos 18 membros fundadores, a iniciativa conta com o apoio da Universidade de Barcelona e da empresa Red Points, especializada em proteção de marcas.

Em síntese, o objetivo do Global LegalTech Hub é promover a transformação digital no campo jurídico. A iniciativa propõe conectar advogados, empreendedores, empresas, instituições e startups jurídicas. Inicialmente, o financiamento do projeto ficará a cargo dos membros fundadores e de patrocinadores. No entanto, as expectativas são de que pelo menos 100 pessoas se associem ao hub nas próximas semanas.

Hub de tecnologia jurídica em Barcelona

De acordo com Elena Lauroba, professora da Faculdade de Direito da Universidade de Barcelona, a iniciativa incentivará o uso das tecnologias de informação e comunicação em prol das profissões jurídicas. O hub será um espaço no qual as startups coexistirão com empresas e instituições conhecidas. O objetivo é formar um canal de comunicação e cooperação para enfrentar os desafios do setor jurídico espanhol:

[Precisamos de] vias de comunicação e cooperação para fornecer uma melhor resposta aos desafios gerados por novas ferramentas, também no que diz respeito à proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos. – Elena Lauroba

Liderando a transformação para o modelo digital

Conforme a diretor-executiva da Red Points, Laura Urquizu, o hub reúne os principais profissionais e players interessados em inovar no setor jurídico. De acordo com ela, a associação não só reconhece os impactos das novas tecnologias no campo do Direito, como pretende liderar a transição para o novo modelo. O que se busca, em síntese, é promover a transformação digital no universo jurídico espanhol.

O projeto foi idealizado em 2019 e constituído na Ordem dos Advogados de Barcelona em 17 de fevereiro de 2020, mas a reunião de lançamento ocorreu nesta semana. O evento reuniu mais de 120 pessoas, entre investidores, empresários e cofundadores de startups, energizando os planos do Global LegalTech Hub de se tornar, a longo prazo, um importante centro internacional para o mercado de tecnologia jurídica.

FONTE: https://bernardodeazevedo.com/conteudos/barcelona-inaugura-centro-hub-de-tecnologia-juridica/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
_113967234_hi031081850

Em resposta ao ChatGPT, Google planeja lançar 20 projetos de inteligência artificial em 2023

A empresa queria ir devagar, mas a ameaça externa da OpenAI acelerou o planos
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.