Pesquisar
Close this search box.

AB2L cria o Comitê Implementação

Publicado em
Businesswoman smiling against white background

Com o novo dinamismo que a tecnologia tem trazido ao mundo jurídico ultimamente, é certo que a advocacia nacional, num futuro próximo, se dividirá em duas vertentes: aqueles que acompanharão os avanços e reinventarão o mercado, e aqueles que acabarão perdendo espaço em definitivo, uma vez que, aparentemente, não haverá mais campo para a advocacia tradicional, totalmente alheia à constante modernização das relações.

Dentro deste cenário, é seguro afirmar que as grandes bancas de advogados, que hoje compõem uma diminuta parcela do mercado, já se preparam para essa transformação há tempos e, portanto, estão na vanguarda desse novo tempo.

Contudo, os pequenos e médios escritórios, ao lado também dos advogados autônomos, abrangem uma esmagadora maioria de profissionais que necessitam ainda de capacitação tecnológica e, para que se mantenham vivos no mercado, inevitavelmente, buscarão esta atualização, mesmo que de forma desordenada e até receosa.

Esta considerável parcela de mercado, na busca pelas despontantes Lawtechs atuantes no país, acabam por esbarrar em serviços similares e com preços bastante divergentes, mas sem conhecimento técnico para distingui-los.

Deparam-se também com questões de efetividade sobre os inúmeros serviços oferecidos, pois neste mercado tecnológico-legal ainda existem excelentes ideias, contudo, em produtos em fase beta e carentes de pragmatismo técnico, que não substitui, por enquanto, algumas importantes tarefas do advogado.

Mais do que isso, estes escritórios e advogados precisarão ainda refletir, sem a completa inteligência daquilo que está à sua frente, se já é hora de investir em complexos, completos e caros sistemas de gestão que prometem cumprir, sozinhos, serviços que dependeriam de uma gama de Lawtechs diferentes para concluir.

Desta forma, é certo que essa parcela de mercado terá interferência direta no sucesso da automação da advocacia do Brasil, pois os pequenos e médios escritórios é que vão consumir em escala massiva os serviços prestados pelas Lawtechs, ou, simplesmente, deixar de existir.

Assim, caso haja uma aproximação direta entre os escritórios e as Lawtechs, estas poderão utilizar aqueles como laboratório e produzirão ferramentas muito mais aperfeiçoadas e focadas na exata demanda do mercado, em verdadeiro sistema on-demand, otimizando até o custo de desenvolvimento.

Mas esse estreitamente de relações é benéfico também para os escritórios.

Os advogados teriam a oportunidade de fornecer abertamente aos desenvolvedores quais os pontos que necessitam de tecnologia; indicar se os produtos que estão sendo criados estão atacando algo que realmente importe de forma realmente efetiva; ou, até mesmo, avaliar aqueles produtos e serviços que já estão no mercado, buscando seu aprimoramento. Tanto da ferramenta, quanto do uso que o escritório faz dele.

No fim a relação é de ganha/ganha: se o escritório entende a ferramenta, vai usá-la com muito mais dependência e estará disposto a investir no produto com muito menos resistência, que corresponde ao interesse essencial das Lawtechs. E, no mesmo sentido, sendo a ferramenta “aprovada” pelas necessidades do escritório, ela irá facilitar, aperfeiçoar e baratear o exercício da profissão, permitindo ao advogado acompanhar as mutações da nova advocacia 3.0 e, mais do que isso, ser parte dela, que é o interesse essencial dos advogados.

Faça a sua inscrição para participar do nosso Comitê no WhatsApp!
Inscreva-se aqui!

Grande abraco,

Danilo Davanzo
Líder do Comitê Implementação

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
201021flavia11

B3 desenvolve plataforma para transações secundárias de startups

Infraestrutura será vendida em modelo white label para companhias de crowdfunding
tatiana coutinho

Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito

Tatiana Coutinho, Associada à AB2L, recebe destaque no artigo "Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito", do site Ela Jurista!
SITE

INFORME AB2L 2024

#01 04/24 AB2L Internacional: Lições do Vale do Silício para o Mundo Jurídico Durante uma semana imersiva, um
Assembleia - convocação

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL 2024

Atenção associados: Dia 30 de abril de 2024 às 14:00h, teremos uma Assembleia Geral da AB2L - Participem!
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.