Pesquisar
Close this search box.

5 soft skills que um advogado precisa desenvolver

Publicado em
soft-skills-essenciais-para-advogados

As soft skills são cada vez mais importantes para um advogado e todo profissional que deseja evoluir e se manter atualizado precisa conhecer  – e desenvolver – elas para se manter competitivo no mercado a cada dia mais exigente.

Mais do que o presente, elas ajudam a se preparar para o futuro e por isso saber mais sobre elas é essencial na sua carreira. Para te ajudar nessa caminhada, separamos X soft skills que são bem importantes e que todos advogados precisam aprender ou aprimorar para seguir crescendo.

Vamos nessa!

A importância das soft skills

Conhecimento nunca é demais. Dizem que é melhor saber de algo e não precisar do que precisar e não saber, mas a verdade é que nos dias atuais é quase impensável não ter boas habilidades interpessoais.

Elas te ajudam em diversos momentos e melhoram o seu desempenho profissional ao cuidar de questões que vão muito além do conhecimento técnico sobre leis, regras, normas, etc.

As soft skills estão diretamente ligadas à sua personalidade, pensamento crítico, capacidade de adaptação e demais fatores que influenciam na sua performance profissional.

Elas não deixam de lado ou minimizam as hard skills, visto que a parte técnica é de extrema importância para um profissional do direito. O que acontece é que as soft skills são essenciais para que você possa melhorar como um todo e consiga obter os resultados desejados com mais facilidade.

Soft skills que todo advogado precisa desenvolver

Vamos deixar o Vade Mecum de lado por alguns instantes e focar em aprender mais sobre aquilo que também é importante, mas que nem sempre os cursos, livros e apostilas fazem questão de lembrar.

Conheça agora as cinco soft skills que todos advogados devem desenvolver:

Liderança

10 entre 10 simpósios, summits e convenções do mundo corporativo vão falar sobre a liderança e a importância desse papel para uma companhia. Não à toa, posições como esta costumam ser muito valorizadas e cobiçadas pelos profissionais.

Mas ser um líder não é tão fácil assim, pois é preciso se preparar adequadamente para exercer essa função com competência. Esse papel demanda uma capacidade bem grande de tomar boas decisões, pensar coletivamente e manter um bom relacionamento com os outros integrantes da equipe.

Profissionais que se destacam como bons líderes costumam ser muito bem vistos e possuem grandes chances de subir na carreira.

Inteligência emocional

Nem todo o conhecimento técnico do mundo é suficiente quando não se cuida da inteligência emocional. A capacidade de lidar com os próprios sentimentos tem sido levada a sério nos últimos anos e aqueles que fazem isso acabam se sobressaindo em um mercado que não é fácil.

Ter dias ruins ou estressantes faz parte da vida de qualquer pessoa e é impossível evitá-los completamente. Porém, é o jeito como você lida com eles que faz toda a diferença no seu dia a dia.

Uma boa inteligência emocional te ajuda a render mais no trabalho e fora dele, melhora a sua capacidade de adaptação às mudanças e o torna muito mais eficiente em diversos outros pontos.

Resiliência

Aguentar os momentos ruins é uma capacidade que poucos têm e que todos desejam desenvolver. Sofrer um revés não é legal e não há nada que possa ser dito para amenizar uma situação como essa, mas é depois delas que saímos fortalecidos, calejados e com mais experiência para enfrentar as próximas batalhas.

Não desistir é o primeiro passo para seguir crescendo, aprendendo e evoluindo. Por pior que seja, toda falha acaba deixando alguma lição que pode ser usada mais para frente e evitar um erro ainda maior.

Aprimorar a sua capacidade de resiliência irá te transformar em um advogado mais preparado para os grandes momentos e é definitivamente uma das soft skills mais importantes para se trabalhar.

Empatia

Se colocar no lugar do outro não é algo que muitas pessoas conseguem, mas é de extrema utilidade para um advogado. Isso te ajuda a enxergar o mundo com outros olhos e a sentir a dor que o outro está passando, dando assim mais informações e uma visão mais ampla do quadro.

Isso só acontece quando você demonstra um genuíno interesse no problema alheio e se dispõe a entender o que ele está passando, qual é a situação e o que pode ser feito para aquilo se resolver.

Comunicação

Saber se comunicar é uma soft skill que muda a carreira de um advogado e que você precisa se preocupar. Ela possui uma aplicação prática em diversos momentos e ajuda a compreender melhor os outros e também a se fazer entender.

Seja falando com colegas de escritório, com um cliente ou até mesmo com um juiz, ser um bom comunicador é um dos fatores que transformam um bom advogado em um grande advogado.

Um bom comunicador precisa gostar de ler, conversar e ouvir também. Saber quando deixar o outro falar é essencial para conduzir uma boa conversa e torná-la mais produtiva.

Todas elas são importantes e possuem uma aplicação prática na rotina profissional de uma advogado. As soft skills são essenciais em diversos momentos e são fundamentais para que todo o conhecimento obtido com as hard skills seja muito mais bem utilizado também.

Para saber mais sobre como aprimorar a sua carreira é só conferir o nosso blog e ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre o assunto.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
web-summit

Web Summit Rio: a força do empreendedorismo e da tecnologia

O Web Summit Rio nos mostrou que a ativação de grandes eventos como esse trouxe também benefícios intangíveis para nos estimular na capacidade de perceber novamente a partir do acesso àquilo que não conhecíamos e, com isso, o país só tem a ganhar
1_ticiano-36284834

Ticiano Gadêlha: Entre a lei e a inovação

A Lei Complementar nº 182, de 2021, conhecida como Marco Legal das Startups, é um exemplo de como o país busca fomentar o ecossistema de inovação, oferecendo um ambiente regulatório mais flexível e adaptado às peculiaridades dessas empresas
201021flavia11

B3 desenvolve plataforma para transações secundárias de startups

Infraestrutura será vendida em modelo white label para companhias de crowdfunding
tatiana coutinho

Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito

Tatiana Coutinho, Associada à AB2L, recebe destaque no artigo "Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito", do site Ela Jurista!
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.