3 lawtechs que estão revolucionando a forma de fazer contratos

Publicado em
contrato-702x336

Contraktor, Netlex e ComoRegistrar oferecem ferramentas para gestão de contratos, utilizando a tecnologia para auxiliar profissionais

Contratos são conhecidos como a parte burocrática de qualquer negociação ou prestação de serviço, mas são fundamentais para garantir que o combinado será cumprido – ou que haverá garantias caso contrário. Entretanto, advogados e profissionais do setor jurídico concentram muito de seu tempo na criação e negociação dos documentos, trabalho considerado mecânico quando comparado a outras atribuições destes profissionais.

Três startups já estão utilizando a tecnologia para mudar esse cenário, oferecendo ferramentas para agilizar a criação, negociação e gestão dos documentos. São elas:

Contraktor

A Contraktor atua na transformação digital de contratos, permitindo a criação, gestão e assinatura dos documentos de forma totalmente online. “Comecei junto com meu sócio Bruno Doneda e a princípio queríamos resolver a nossa própria dor. Enquanto consultores jurídicos de startups, tínhamos necessidade de aumentar a organização de documentos, agilizar os processos de elaboração de minutas e assinar digitalmente os contratos”, comentou Henrique Flores, co-fundador da Contraktor.

Além de facilitar a criação de documentos, a Contraktor atua alertando vencimentos de contratos e permitindo que vários colaboradores trabalhem criando a mesma peça. A startup ainda oferece um painel de performance para monitoramento de indicadores e conformidade em processos de contratação. “Nós provemos soluções para dar celeridade ao processo de fechamento de negócios pelas empresas, através da gestão eficiente de leads por contratos, integrando o setor jurídico ao setor de vendas e/ou de suprimentos”, afirmou Flores.

NetLex

A NetLex promove a produção automatizada de documentos, que são criados a partir de um questionário dinâmico e de preenchimento intuitivo pelos clientes. “A ideia do NetLex surgiu da constatação que os advogados perdem muito tempo com atividades burocráticas relacionadas a elaboração e gestão de documentos, tais como contratos, peças processuais, atos societários, etc”, comentou Flávio Ribeiro, CEO da startup. A partir da elaboração do contrato, a Netlex passa a auxiliar também na gestão desses, ganhando agilidade e segurança no processo.

“Em média, nossos clientes conseguem um aumento de produtividade na elaboração de documentos de cerca de 170%, além de maior controle e qualidade”, afirmou Ribeiro. A startup atua no modelo SaaS (software que pode ser acessado de maneira remota, a partir de usuário e senha) desde o início, pois acredita que é a melhor forma de atender seus clientes e irá lançar novas funcionalidades em breve.

ComoRegistrar

A ComoRegistrar realiza o registro de marcas para empresas e empreendedores, economizando o tempo dos clientes e agilizando burocracias. A startup surgiu em um escritório de advocacia, quando colaboradores perceberam o tempo que clientes perdiam para assinar documentos e contratos. Quando a startup é contratada, atua em todo o processo, no qual o cliente apenas deve enviar as informações por e-mail. Após o registro, a ComoRegistrar acompanha a empresa por pelo menos 24 meses para confirmar que a marca é exclusiva, está protegida, em processo de crescimento e fortalecida. “Estamos finalizando o SaaS para ser completamente white label em que escritórios oferecerão nosso produto sob sua própria marca. O registro de direito autoral também virá na versão prevista para ser lançada na LawTech Conference”, comentou Ticiano Gadêlha, fundador da startup.

O trabalho é realizado 82% por inteligência artificial e 18% por um advogado especialista, que pode concentrar suas forças na área de inteligência e não-burocrática do processo. Além da inteligência artificial, a expectativa da empresa no futuro é de utilizar outras tecnologias. “Desejamos sair do MVP do registro de marca e seguir para outros registros usando blockchain: registraremos imóveis, documentos, dentre outras atividades e ajudaremos os clientes a comercializarem seus negócios por meio de franquias e treinamento”, disse Gadêlha.

A Contraktor, NetLex e Como Registrar estarão na Startup Village da LawTech Conference, apresentando suas soluções no maior evento de tecnologia para o setor jurídico. O evento acontecerá em 15 de maio – garanta sua vaga e fique por dentro de todas as inovações!

 

Por Tainá Freitas

Fonte: https://conteudo.startse.com.br/startups/taina/3-lawtechs-que-estao-revolucionando-forma-de-fazer-contratos/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
BGC

Streamers gamers apostam em um novo nicho: eventos proprietários

Brasil movimentará US$ 2,7 bi em negócios relacionados a games em 2022
carreira_profissoesdofuturo_24022021_Marko-Geber_GettyImages-3-768x512

No pain, no gain: tentativa e erro devem fazer parte da cultura das empresas da era digital

Atualmente as empresas procuram desencadear transformações digitais e se beneficiar de infraestruturas escaláveis e ágeis
acordo-online-negociacao-aperto-maos

Plataformas de ODR agilizam conciliação online e facilitam acordos entre as partes

Daniel Marques, diretor executivo da AB2L fala para a Conjur
jus-gif-2

PNUD e Jusbrasil assinam parceria para pesquisas sociais no Brasil

O Jusbrasil assinou uma nova parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no intuito de ampliar as ações relacionadas ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 16
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.