A AB2L iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, escreve os capítulos de uma história que tem muito para contar sobre o ecossistema de tecnologia jurídica.
Conheça nossas associadas.
Programas para educar o mercado, fomentar o ecossistema e participar ativamente do processo de regulamentação brasileiro entre direito e tecnologia.
Capítulos regionais/locais exclusivos para associados e grupos abertos ao público em geral.
Mais de 300 horas de conteúdo educacional focado no ecossistema jurídico e tecnológico.
Exclusivo para associados.
As soluções tecnológicas têm transformado os fluxos de trabalho, a velocidade e qualidade das entregas, assim como criado demandas, áreas e forma de prestação dos serviços jurídicos. Uma pesquisa conduzida por pesquisadores das Universidades de Princeton, Pensilvânia e Nova Iorque concluíram que a indústria mais exposta às mudanças trazidas pela inteligência artificial (IA) é a jurídica 1 .
Um recente levantamento realizado pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou como os avanços tecnológicos impactam a profissão e como a inteligência artificial tem transformado e reorganizado as funções jurídicas com a criação de nova áreas e posições. O estudo, intitulado “Formando a advocacia do presente e do futuro: perspectivas de atuação: destaques e tendências”, apontou que a grande maioria dos entrevistados concordou que a tecnologia será um diferencial no mercado (93%) 2 .
Apesar dos desafios culturais e estruturais, entende-se que, a partir de uma estratégia clara e objetivos bem definidos, a IA trará benefícios em três grandes frentes intrinsicamente ligadas entre si: eficiência, qualidade e inovação.
Quanto à eficiência, a IA agrega ao automatizar e agilizar tarefas repetitivas como extração, organização e resumo das principais informações de contratos e documentos em geral, além de pesquisa e análise de grandes volumes de dados, extração de informações estatísticas e probabilísticas para servirem como apoio na definição de melhores estratégias.
Atualmente, existem no mercado ótimas soluções de IA que, em segundos, analisam centenas de contratos correlatos e devolvem, em formato de planilha, os principais pontos tratados nos documentos, indicando, inclusive, onde cada assunto é mencionado. Sem dúvida alguma, esse tipo de solução facilita a vida dos advogados que precisam analisar um grande volume de informações e dados.
No que diz respeito à qualidade, a partir do momento em que atividades de baixa complexidade são realizadas com o auxílio de soluções de IA, os advogados podem focar os seus esforços em questões estratégicas e revisar as atividades desempenhadas pela IA.
Por fim, mas não menos importante, temos o terceiro pilar, que é o resultado orgânico dos dois pilares anteriores: a inovação do mercado jurídico. O uso da inteligência artificial impactará no perfil e forma de trabalhar do advogado do futuro, assim como transformará o conceito de valor dos serviços jurídicos.
Apesar do forte impacto da IA, não devemos nos esquecer que essas soluções tecnológicas não são capazes de tomar decisões estratégicas, não possuem a capacidade de interpretação e discernimento de um advogado. Portanto, a figura do trusted advisor será cada vez mais relevante na prestação dos serviços jurídicos.
À medida em que mais players do mercado incorporarem adequadamente o uso de soluções tecnológicas aos serviços jurídicos prestados, teremos o amadurecimento do setor como um todo, e a consequente procura pelo desenvolvimento de novas habilidades profissionais nos advogados.
1 Pesquisa disponível em <https://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/2303/2303.01157.pdf>.
Consulta realizada em 11.09.2023.
2 Pesquisa disponível em <https://lnkd.in/ex6VuJwK>.
Consulta realizada em 07.09.2023.
Lisa Worcman é sócia do escritório Mattos Filho, associado à AB2L, e é uma advogada tributarista especializada nas indústrias de tecnologia e entretenimento. Além disso, atua como sócia-sponsor no attix, o programa de inovação aberta do escritório Mattos Filho.
Advogada de formação, Mariane Cortez atualmente coordena o attix, programa de inovação aberta do escritório Mattos Filho, que tem como objetivo conectar os times do escritório com as melhores soluções tecnológicas do mercado.
Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.