
No dia 19 de dezembro deste ano, a empresa sul-coreana Youbit de câmbio de bitcoin anunciou a apresentação de pedido de falência após ataque hacker que a levou à perda de 17% do total de seus ativos.
É o segundo ataque cibernético que a Youbit sofre em menos de oito meses. A empresa já havia sido atacada anteriormente em abril deste ano, ocasião em que se constatou o roubo de aproximadamente quatro mil bitcoins. O incidente em questão, por sua vez, só não assumiu maiores proporções, pois o restante dos ativos da companhia se encontrava protegido em uma cold wallet, local de armazenamento sem conexão com a internet[1].
A Youbit informou em nota oficial que seus clientes estão autorizados a levantar até 75% da quantia depositada em suas carteiras. O resto, todavia, será devolvido apenas após o final do processo de falência[2].
Segundo investigações da agência de espionagem sul-coreana, há fortes indícios de que ambos os ataques sejam de autoria do grupo de hackers denominado Lazarus, que atua sob o comando do governo norte-coreano. Não é a primeira vez, contudo, que a Coreia do Norte envolve-se em ataques cibernéticos, já tendo sido acusada pelos Estados Unidos de ser a responsável pelo recente incidente digital que utilizou o vírus WannaCry para infectar mais de 300 mil computadores em 150 países diferentes[3], causando danos de bilhões de dólares[4].
Com o anúncio de falência da empresa sul-coreana, o bitcoin enfrentou uma queda imediata de 15% de seu valor. Atualmente, contudo, a situação parece ser ainda mais drástica. Após quase alcançar o valor recorde de US$ vinte mil na semana passada, a moeda virtual apresenta hoje uma desvalorização de mais de 30%, o que representa a maior queda no valor do bitcoin desde 2013[5].
Os ataques, além de levantarem grande questionamento acerca da segurança nas transações de moedas virtuais, incentivam a criação de regulação das criptomoedas, cada vez mais utilizadas no contexto atual[6].
[1] EL PAÍS. Bitcoin despenca 15% depois de um grande roubo virtual da criptomoeda. El País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/12/20/internacional/1513760990_056377.html – Acessado em 26 de dez. de 2017.
[2] UMPIERES, Rodrigo Tolotti. Corretora de Bitcoin sul-coreana declara falência após ataque hacker. Infomoney Disponível em: http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/noticia/7150634/corretora-bitcoin-sul-coreana-declara-falencia-apos-ataque-hacker – Acessado em 26 de dez. de 2017.
[3] BBC. Cyber-attack: US and UK blame North Korea for WannaCry. Disponível em: http://www.bbc.com/news/world-us-canada-42407488 – Acessado em 26 de dez. de 2017.
[4] REUTERS. EUA culpam Coreia do Norte por ataque cibernético WannaCry. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/eua-culpam-coreia-do-norte-por-ataque-cibernetico-wannacry.ghtml – Acessado em 26 de dez. de 2017.
[5] DONGEL, Luis. Bitcoin perde mais de 30% do valor na pior semana desde 2013. El País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/12/22/economia/1513958988_458064.html – Acessado em 26 de dez. de 2017.
[6] FEIGELSON, Bruno. Devemos o regular o Bitcoin? LEX MACHINÆ. Disponível em: http://www.lexmachinae.com/2017/12/17/devemos-regular-o-bitcoin/ – Acesso em 24 de dez. 2017.
Fonte http://www.lexmachinae.com
Por João Aranha