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“Construtech reduz de 4 semanas para 4 horas tempo para fechamento de contratos

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O Sebrae Paraná conta, nesta série de artigos, casos de sucesso de empresas que desenvolvem projetos para construções inteligentes. No Histórias Concretas desta semana, a consultora do Sebrae/PR, Adriana Kalinowski*, conta a história da Contraktor. Confira!

Uma Vida Sem Burocracia – Gestão Descomplicada de contratos


O lema da Contraktor é acreditar que uma vida sem burocracia é muito mais feliz e produtiva. Conheça essa história e faça parte do “Movimento Sem Papel”.

O que dois jovens advogados, recém-formados, especialistas em direito empresarial, fizeram para encontrar um “oceano azul’ no conservador mercado da advocacia? Bruno Nunes Doneda e Henrique Pinhati Flores sofreram as dificuldades de início de carreira, fatores como o tradicionalismo, a idade, tempo de experiência e a imponência dos escritórios estabelecidos, eram extremamente valorizados.

Apaixonados pela área empresarial, já atendiam alguns clientes, quando um amigo os procurou para assessorarem a sua startup. Foi o primeiro contato com uma empresa de tecnologia e desta natureza. Vivenciaram a realidade emergente das startups, cujo modelo de negócios mais enxuto, necessita de agilidade no atendimento, velocidade na entrega, processos descomplicados e uma linguagem jurídica mais próxima. Assim, apostaram na atuação informal, clara e direta.

Aprenderam na prática o conceito de customer success (sucesso do cliente, em inglês). Todo atendimento era feito “in loco” e muito colado às necessidades reais, as demandas eram identificadas com maior clareza por meio do diferencial estratégico de estar “dentro” do cliente.

A grande virada na carreira aconteceu quando resolveram deixar de atender os escritórios tradicionais e direcionaram todos seus esforços para tornarem-se referência em atendimento a startups.

E realmente conseguiram, criaram um nome muito forte no Paraná, pois os escritórios tradicionais, na época, não estavam preparados para atender este segmento, tanto em perfil de atendimento quanto em valores de honorários.

O sucesso do cliente é quando seus clientes alcançam os resultados desejados através dos pontos de interação com a sua empresa. (Lincoln Murphy)

Ao redirecionarem seus negócios, se depararam com o primeiro desafio: equilibrar as finanças, pois precisariam de volume em virtude da pouca demanda destas jovens empresas. Em 2016 surgiu a grande questão: como escalar profissionais para esse mercado? A resposta encontrada foi a adoção de tecnologia.

Surge a Contraktor, como uma startup de tecnologia, que nasceu como um aplicativo do escritório (interno) com foco em viabilizar o atendimento de consultoria para mais clientes, visando a escalabilidade.

Depois evoluiu com o propósito de compartilhar essa tecnologia com outros escritórios para que eles pudessem “performar” melhor e em seguida é remodelada para a plataforma Contraktor, uma ideia inovadora no segmento de Contract Lifecycle Management (CLM) e Assinatura Digital, pois une a assinatura de documentos e a gestão fácil de todo o ciclo de vida de um contrato.

 O que nasceu com o intuito de ser um aplicativo para conectar cliente e advogado tornou-se uma tecnologia de gestão documental, automação de documentos e assinatura eletrônica com certificado digital integrado.

O segundo desafio foi a resistência inicial do mercado, que não estava preparado, pois havia um receio com a tecnologia e a inteligência artificial ainda era vista como algo ficcional.

Ao listarem os benefícios da plataforma, tais como: evitar erros básicos de digitação, proporcionar mais velocidade e volume de entrega com performance, proporcionando ganho real em eficiência e tempo, eles perceberam que não poderiam ficar restritos apenas ao mercado de advocacia e vislumbraram a oportunidade de atender empresas do ramo de construção civil, tecnologia e algumas holdings.

A disrupção foi democratizar o serviço para atender a pequenas e médias empresas, e oferecer outras funcionalidades para atender e ampliar para outros mercados, para isso participaram de sete programas de aceleração, duas edições do Sebrae Traction e o Founder Institute no Vale do Pinhão.

De lá pra cá, são mais de 1 bilhão de reais em contratos já gerenciados dentro da plataforma e mais de 100 mil usuários assinando a ferramenta. Reduziram de quatro semanas para quatro horas o fechamento de contratos padrão, e, os mais customizados, que antes demoravam de 90 a 120 dias, chegaram a um patamar de mais de 60% de fechamentos no mesmo mês.

Para desmistificar que tecnologia é cara, possuem um serviço de assinatura grátis com 10 mil usuários.

A Contraktor entrega valor ao associar serviços, como: treinamento, diagnóstico, a proximidade do cliente para implementar novas soluções, acompanhamento do ciclo de fechamento de contratos, além de realizar um trabalho que varia de 30 a 60 dias no cliente de porte para poder engajá-lo na plataforma.

O isolamento social potencializou a necessidade do cliente de adotar ferramentas digitais para evitar imprimir e transitar com papéis na rua o tempo todo.

Com propósito de “dar celeridade ao processo fechamento de negócios da pequena e média empresa”, as soluções eletrônicas da Contraktor permitem que, em apenas três cliques, você esteja com o documento assinado.

Confira no vídeo abaixo:

Almejam crescer até o final do ano, e expandir para a América Latina em 2021, gerando empregos, ganhando escalabilidade, mantendo uma equipe talentosa e coesa e sempre ouvindo o cliente para propor inovações com tecnologias que gerem valor e contribuam para uma gestão de contratos mais eficaz e uma vida menos burocrática.

Visite o site: https://contraktor.com.br/

Fonte: Gazeta do Povo

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