- Tudo começa com o planejamento
- Planejamento de compliance
- 1# Objetivo estratégico
- 2# Objetivo tático
- 3#Indicadores chaves
- 4# Métricas de avaliação
- Como podemos utilizar dados para melhorar os processos organizacionais?
- A análise de dados começa na cultura da empresa
- Conclusão
O conceito de decisões baseadas em dados está cada vez mais sólido nas organizações, com isso é possível melhorar significativa mente a gestão de processos, aumentando a produtividade e principalmente os resultados.
Como você sabe, caro leitor, nós da upLexis possuímos expertise em alguns seguimentos de mercado e esse blogpost irá abordar processos e dados fundamentais para o nosso público.
Para você ir se familiarizando, abaixo listo alguns artigos podem te ajudar a entender o assunto abordado aqui:
- Como instituições de crédito podem conhecer melhor os seus clientes.
- Por que usar data mining na sua gestão de compliance?
- Como o departamento pessoal da sua empresa pode utilizar data mining?
Melhorar a gestão de processos não é uma tarefa fácil, é necessário a contribuição de todos os indivíduos envolvidos, seja em qualquer parte da pirâmide.
O pensamento precisa ser um só entre as partes!
Vamos imaginar:
Qual o objetivo do compliance dentro de uma organização?
É estruturar processos no qual a empresa esteja em conformidade com leis e órgãos reguladores, ok?
Agora, vamos pensar em quais informações são fundamentais para que eu consiga mensurar o impacto da minha área de compliance no desenvolvimento organizacional.
- É conhecer melhor os clientes, parceiros, fornecedores e funcionário?
- É atualizar periodicamente a nossa base de dados?
- Precisamos estruturar um canal interno de denúncias anônimas?
Essas 3 questões são o nosso norte para entendermos quais informações precisamos ter para implementar melhorias continuas na gestão de processos.
Tudo começa com o planejamento
Não temos como melhorar algo se desconhecemos os nossos objetivos. É fundamental saber onde se quer chegar para identificar o que deve ser aprimorado.
Como o planejamento nos ajuda a analisar melhor o cenário e compreender o que precisa ser mudado?
O planejamento irá nos ajudar a entender:
- Realidade atual do negócio;
- Quais caminhos devem ser avaliados;
- Construir diferenciais;
- Reavaliar periodicamente os processos destinados pelo plano.
Sabemos também, que o planejamento de uma empresa é divido em 3 níveis:
- Estratégico;
- Tático;
- Operacional.
Vamos levar esse conceito para o cenário do compliance em uma empresa.
Recomendamos a leitura: 15 dicas de como tomar decisões empresariais.
Planejamento de compliance
1# Objetivo estratégico
- Desenvolver uma cultura de conformidade forte na empresa.
2# Objetivo tático
- Implementar um código de ética e conduta.
- Desenvolver uma política de controles internos.
- Aplicar a gestão da cadeia de relacionamentos da empresa.
3#Indicadores chaves
- Efetividade do código de ética.
- Status da aplicação de controles internos.
- Tamanho da base de dados da cadeia de relacionamentos.
4# Métricas de avaliação
- Cumprimento do código de ética.
- Áreas que estão aplicando controles internos.
- Base de dados dos fornecedores.
- Base de dados dos parceiros.
- Base de dados dos clientes.
- Base de dados dos funcionários.
Afinal, quais são as principais atividades desenvolvidas pelo compliance?
- Desenvolvimento de políticas internas.
- Estruturação de controles internos.
- Aplicação de auditorias periódicas.
- Estruturar processo de acordo com leis e regulamentações.
- Governança corporativa.
- Segurança da informação.
- Aplicação de procedimentos padrões.
- Desenvolvimento de canais de denúncias.
- Entre outros.
O compliance é responsável por desenvolver diversas atividades que estão interligadas com os vários departamentos de uma empresa.
Sua missão? Manter a ordem e integridade como fator essencial na cultura organizacional.
Como podemos utilizar dados para melhorar os processos organizacionais?
Muitos departamentos acreditam que para melhorar a sua gestão de processos é fundamental utilizar a análise de dados.
Um profissional de compliance, que é nosso exemplo, possui uma visão de negócio, porém, não pode limitar-se apenas ao compliance, precisa ter sua visão voltada para o negócio em geral!
O primeiro ponto que podemos explorar aqui é o gerenciamento da cadeia de fornecedores.
Como definir se faz sentido trabalhar com um determinado tipo de fornecedor?
Chamamos esse processo de decisão de know your supplier (KYS). Neste processo é inserido diversos critérios que juntos formarão uma informação.
A informação formada irá influenciar o nosso processo de decisão.
Quais dados precisamos nos atentar?
- Situação cadastral da empresa.
- Situação do Quadro Societário (Quem faz parte?).
- Portfólio de clientes e serviços.
- Pessoas e empresas relacionadas.
- Entre outras.
Recomendamos a leitura: Conheça a importância da prática de KYC.
Agora que sabemos os dados que devemos voltar a nossa atenção, onde iremos encontra-los? Como procura-los?
O mercado atual possui diversas soluções de data mining, essas empresas geralmente são parceiras de outras empresas que possuem uma base de dados com essas informações.
A tecnologia pode ser uma grande aliada na melhoria da gestão de processos e, em sua maioria, é a responsável por fornecer as informações essências para analises internas.
Quais pontos que a tecnologia pode me ajudar a melhorar a gestão de processos da minha área?
- Otimização de tempo.
- Aumento da produtividade.
- Redução de custo.
Sempre é importante avaliar quais desafios o seu departamento enfrenta na hora de desenvolver um projeto.
No caso do compliance, como estávamos estudando, é fundamental ter acesso rápido a informação para poder tomar uma decisão correta no menor tempo possível.
A análise de dados começa na cultura da empresa
Tomar decisões baseadas em dados não é algo que simplesmente se faz. Estamos ainda saindo daquela cultura das decisões tomadas em cima de intuições.
Para melhorar a gestão de processos, decisões baseadas em intuição não fazem o menor sentido, seja para um profissional de compliance ou, até mesmo um profissional vendas.
É fundamental que a alta gestão dissemine o pensamento das decisões baseadas na análise de dados.
Conclusão
Melhorar processos é fundamental para aumentar os resultados e manter a produtividade da equipe, porém, mudar algo apenas pelo fato de não gostar, não é uma decisão inteligente.
Procure sempre explorar os dados, planeje seus objetivos, defina sua métricas e indicadoresde desempenho e busque as decisões baseadas em analises consistentes.
Espero ter conseguido transmitir para você a importâncias de analisar os dados para melhorar a sua gestão de processos.
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