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Como evitar a perda de prazo: veja como para evitar esse fantasma da advocacia

Publicado em
gestao de tempo e prazos na advocacia

Organização é uma palavra de ordem para quase todos os profissionais, principalmente quem lida com documentos e coisas importantes. Ela é também necessária para o dia a dia de um advogado, que precisa cuidar ao máximo para evitar a perda de prazo que pode causar sérios problemas.

Felizmente, não há motivos para se preocupar com isso. Com a ajuda de algumas dicas – e da tecnologia – é possível deixar tudo em ordem de maneira fácil e prática, permitindo que você possa cuidar do resto com muito mais tranquilidade.

Esse conteúdo é indicado para quem está começando e até mesmo para quem já é experiente na área, mas deseja ficar por dentro das boas práticas de gestão de tempo e tarefas.

A importância do gerenciamento de tempo

A data é um fator muito importante em processos e em diversos momentos para um advogado. Além de ser essencial para garantir que nada de errado aconteça, o cumprimento deles é fundamental para a sua imagem profissional.

Não bastasse isso, a perda de prazo pode causar também um prejuízo financeiro para o advogado que não faz tudo na hora certa. Quando isso acontece, o cliente pode acabar cobrando indenização pelo serviço mal prestado e um simples erro pode gerar consequências muito mais sérias.

Se esse é um dos seus maiores medos, saiba que hoje isso vai mudar. Separamos algumas dicas simples para que a perda de prazo nunca mais aconteça com você

5 dicas para um advogado evitar a perda de prazo

Seja você um profissional mais organizado ou um pouco relaxado, sempre dá para cuidar melhor ainda do seu tempo e das obrigações. Veja como fazer isso da melhor forma:

1 – Use agendas e calendários

Todo dia você checa as notificações do seu celular e e-mail sobre as redes sociais, aplicativos e mais um monte de informações que considera relevantes, não é mesmo? Pois uma boa maneira de não perder mais os prazos é anotar tudo na sua agenda eletrônica.

Muitas delas podem ser sincronizadas no smartphone e computador, para que você não perca nenhum prazo e tenha acesso em qualquer dispositivo.

Uma boa dica para usar as agendas e calendários eletrônicos é colocar os prazos com uma certa antecedência, evitando assim que você tenha que entregar seus documentos e processos sempre de última hora.

2 – Divida em etapas (e determine prazos internos)

Muitas vezes um documento passa por muitas mãos e precisa ser tratado por profissionais com diferentes atribuições. Isso quer dizer que nem sempre o seu serviço será o único em muitos casos, o que afeta diretamente o cumprimento das datas.

Para deixar mais claro vamos usar um exemplo fictício:

Você precisa que um determinado documento seja enviado para um processo no dia 10 e hoje é dia 3. Isso quer dizer que você tem 7 dias? Não necessariamente.

No meio do caminho podem haver assinaturas de outras partes, protocolização e demais etapas que acabam consumindo esse tempo e causando atrasos. Uma maneira de evitar isso é determinar que cada etapa seja cumprida até um dia específico, evitando assim a correria nos últimos dias que pode culminar na perda de prazo.

3 – Tenha softwares específicos para evitar a perda de prazo

Não pense que é apenas o seu escritório que está lutando contra a perda de prazo, pois existem muitos advogados que estão passando pela mesma situação. Diante dessa necessidade crescente, diversas ferramentas foram criadas especificamente para ajudar na sua rotina diária.

Além das funções jurídicas tradicionais, eles são muito úteis para te ajudar a manter um controle rigoroso dos prazos. Ativar as notificações de alertas e lembretes vai facilitar muito para você e toda a equipe.

4 – Tenha um responsável por isso

Ter alguém que cuide de uma tarefa específica é um bom jeito para dar mais atenção para ela e evitar deslizes. Isso pode ser feito com diversas funções dentro de um escritório de advocacia, incluindo com o controle de prazos.

Esse colaborador será responsável por controlar todas as datas e garantir que o cumprimento delas aconteça sempre. Ter alguém que cumpra essa função é muito útil para quem acaba se perdendo com as notificações e não consegue dar conta de todas elas.

5 – Tenha um controle de dados eficiente

Muitas vezes um simples erro pode ser evitado com pequenas ações e que são muito fáceis de serem colocadas em prática. Uma delas é ter um bom controle dos dados dos seus clientes e processos, que podem ser úteis a qualquer momento e precisam ser acessados com muita facilidade.

Ter informações de contato disponíveis quando for necessário pode fazer toda a diferença quando você estiver com prazos apertados e pouco tempo para resolver muitas coisas. Manter tudo isso sempre atualizado é algo que não vai custar caro e trará um retorno enorme para a gestão do seu tempo.

Evitar a perda de prazo não é difícil e como pudemos ver, pode ser feita de várias formas. Seja usando uma ou várias das nossas dicas, saiba que esse problema pode ser resolvido sem complicações agora mesmo.

Enquanto você coloca isso em prática e compartilha esse conteúdo com os colegas, aproveite para conferir mais sobre o mundo da advocacia no nosso blog.

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