Primeiro de tudo, o que define uma startup? Apesar de usado nos EUA há várias décadas, só com o advento da internet 1996-2001, o termo “startup” começou a ser usado no Brasil.
E é diretamente relacionado ao significado de ideias novas, propostas diferentes. Um novo negócio que ainda não existe no Mercado, mas que aparentemente poderia dar certo e gerar lucro.
A maioria das pessoas pensam que qualquer pequena empresa, no período inicial de funcionamento pode ser chamada de startup.
Outros acreditam que uma startup é uma empresa que precisa de pouca renda para se manter, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. Independente da definição que a sociedade acredita, o campo de startups ainda é muito novo e incerto, é por isso que algumas ações legais devem ser tomadas por parte dos criadores, para que a ideia dê certo.
Muitas são as primeiras preocupações com seu novo negócio. Relação com sócios, investidores, clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, orçamentos, planejamentos…
Diante de tudo isso, uma assessorial juridical se faz necessária como forma de prevenção para evitar dores de cabeça futuras, sendo uma opção mais barata do que remediar possíveis problemas.