A AB2L iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, escreve os capítulos de uma história que tem muito para contar sobre o ecossistema de tecnologia jurídica.
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O que é Propósito?
Muito se tem falado sobre advocacia de propósito. Mas afinal de contas, o que é esse “tal” de propósito?
Propósito é o que move os negócios do século XXI e está ligado a você criar dentro da empresa uma cultura forte de valores alinhada e compartilhada entre todos os seus líderes e funcionários.
A sociedade moderna está cada vez mais orientada por valores e por isso tem pautado suas decisões de consumo com base no propósito das empresas.
Se você acha isso uma grande bobagem, eu te dou alguns exemplos de empresas líderes no mundo corporativo que adotaram uma cultura forte de propósito e com isso conquistaram consumidores fiéis e viram seus lucros aumentarem e se manterem altos ao longo de décadas como, p.ex: McDonald´s, Apple, Starbucks, WallMart, Walt Disney, Nike, Procter&Gamble, Whole Foods Market, Facebook, dentre outras.
E qual a diferença entre empresas que focam no propósito das que focam apenas nos resultados? Empresas que focam no propósito buscam se manter conectadas com a sua razão de existir e com o que as inspira a transformar o mundo num lugar melhor, substituindo o simples objetivo de obter “lucro” pelo de “atribuir valor à vida das pessoas”, o que acaba gerando mais comprometimento entre os seus funcionários, clientes mais fiéis e mais lucro.
No caso da Apple, p.ex., o seu propósito é fazer com que as pessoas pensem diferente através da tecnologia; no do McDonald´s, p.ex., é o de alegrar famílias; facebook, conectar pessoas; Walt Disney, levar felicidade às pessoas.
Ok, mas como aplicar isso na advocacia?
A Necessidade de uma Disrupção na Advocacia
A ideia de uma advocacia de propósito está ligada a uma mudança de paradigma dos escritórios de advocacia que precisam substituir o modelo tradicional, focado no TER, por um modelo focado no SER e nas pessoas que trabalham em sua estrutura. É necessário deixar de lado o modelo da hierarquia centralizada, onde apenas os sócios possuem voz e adotar um modelo colaborativo e descentralizado, em que todos os associados também participam das decisões e responsabilidades do escritório.
Uma advocacia de propósito é aquela que adota a filosofia ganha/ganha, em que o escritório substitui, “Os Sócios Ganham” por “Todos Ganham”.
Uma advocacia de propósito é aquela que adota uma nova maneira de trabalhar e de fazer negócios, em que os sócios deixam de falar e gerenciar e passam a ouvir seus associados e a lidera-los, por meio do exemplo e da inspiração.
Uma advocacia de propósito é aquela que substitui a visão a curto prazo, onde somente os resultados importam, por uma visão a longo prazo, onde o caminho a ser percorrido importa mais do que o resultado a ser obtido e a rotina e a razão cedem lugar a criatividade e intuição.
Embora possa parecer absurdo num primeiro momento, a mudança de paradigma se faz necessária se você quer construir um escritório diferenciado, com uma equipe engajada e trabalhando no curso certo para o seu sucesso! O velho modelo tem sofrido muitos questionamentos pelos mais jovens advogados, que muitas vezes deixam os escritórios por não verem grandes oportunidades de crescimento no futuro e com isso perdem-se grandes talentos!
Descobrir o que vai tornar o seu escritório diferenciado e um grande sucesso é descobrir o seu porquê – a sua razão de existir – e reconstruí-lo a partir daí.
Para descobrir o seu propósito reflita sobre as seguintes perguntas:
1º – Por que o seu escritório existe? (sua razão de existir)
2º – Em que o seu escritório acredita?
3º – Para quem o seu escritório trabalha? (qual é o seu mercado)
4º – Quais serviços você oferece para o seu público-alvo?
5º – Como vamos vencer?
Tenha certeza que conseguindo engajar toda a sua equipe num propósito único, todos passarão a ter um sentido e uma razão para estarem juntos e lutarem para a concretização de um sonho! Quando todos trabalham juntos por um único ideal, todos saem ganhando e os seus clientes sentirão a diferença!
Um processo de coaching pode ser uma ótima ferramenta para encontrarmos o propósito do seu escritório e reconstruirmos os seus objetivos e um plano de ação para o futuro a partir daí. Caso você queira a minha ajuda, entre em contato pelo meu e-mail [email protected] e marcamos uma conversa!
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