Advocacia 4.0: entenda o que é esse conceito!

Advocacia 4.0: entenda o que é esse conceito!

4 MARÇO 2021 LUÍS FERNANDO MORENO FOUNDER – CEO   

O mundo está se transformando e as inovações tecnológicas estão a favor de todos os profissionais que aderem à revolução 4.0 em seus modelos de negócio. A era digital faz com que haja um aumento do nível de exigência em todos os setores – e para o Direito, essa realidade não é diferente.

Cada dia mais, os processos – ora burocráticos, lentos e penosos – estão se transformando frente a essas facilidades. O advogado, para atuar nesse novo mundo, precisa mudar completamente o seu pensamento e forma de trabalho para estar de acordo com o futuro da profissão.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e torne-se um profissional mais preparado para enfrentar a nova realidade da advocacia 4.0!

Vamos juntos?

O que é a Advocacia 4.0?

A advocacia 4.0 é o modo de praticar a inclusão de métodos digitais dentro de todas as áreas do escritório. Dessa forma, é possível obter a redução de gastos e até mesmo desenvolver uma relação mais humanizada com o cliente através da tecnologia.

Entretanto, se você pensa em se tornar um profissional aderente à advocacia 4.0, é necessário compreender que esse cenário exige novas habilidades para o advogado. Ser um advogado 4.0 é muito mais do que ter presença nas redes sociais e implementar um software em seu escritório, é estar de olho nas novidades e nas transformações que estão em alta dentro da sua área de atuação.

A advocacia 4.0 traz ganhos significativos tanto para o escritório quanto para os clientes, como:

  • Aumento da produtividade: é hora de dizer adeus para os processos burocráticos! Através da automação de processos e do uso da inteligência artificial, o escritório passa a vivenciar um aumento da produtividade dos profissionais em relação às suas tarefas cotidianas.
  • Otimização do tempo: os recursos tecnológicos permitem que os profissionais tenham mais ferramentas à sua disposição para analisar cada caso e tomar decisões assertivas. Dessa forma, há economia e otimização significativa do tempo de trabalho.
  • Redução de custos: uma vez que as tarefas são bem realizadas e com menos tempo de duração, há também uma redução considerável de custos, tanto para o escritório quanto para o cliente.
  • Melhora da qualidade dos serviços: conforme o profissional 4.0 conquista mais conhecimentos acerca de inovações tecnológicas melhor a qualidade do serviço entregue. Assim sendo, o cliente atribui maior valor ao que lhe é ofertado.

As principais características de um advogado 4.0

Agora que você compreendeu o que é advocacia 4.0 e seus principais benefícios, está na hora de entender quais são os principais atributos que esse profissional precisa ter para obter sucesso nesse cenário. Veja:

Disseminação do conhecimento jurídico de forma acessível

Apostar em práticas antiquadas que privem terceiros do conhecimento jurídico, assim como explicações ambíguas, não é o melhor caminho a se seguir.

Com toda certeza você já conferiu diversos profissionais nas redes sociais apostando na tática de disseminação do conhecimento jurídico. Essa metodologia costuma ter bons resultados, uma vez que gera conteúdo, engajamento e aproxima clientes em potencial.

Mas, além de compartilhar o conhecimento, os profissionais que adotam a advocacia 4.0 vão além: eles acabam com o “juridiquês”! Dessa forma, o Direito passa a ser mais próximo e acessível a qualquer pessoa!

Entende que a tecnologia é sua aliada!

Algumas vertentes de pensamento costumam cogitar que a inteligência artificial (IA) substituirá a força de trabalho humana nas mais diversas profissões.

Além de errôneo, tal pensamento pode gerar um medo inconsciente e certas resistências às facilidades criadas pelo avanço da tecnologia.

Para ser um advogado 4.0, é preciso entender que a tecnologia é sua aliada! Pesquise e estude como a revolução tecnológica pode trazer inúmeros benefícios para o seu cotidiano. Em um futuro próximo, apenas tarefas repetitivas irão desaparecer.

Inovação e criatividade

Chega de enrolação! O cliente não deseja mais do mesmo. No cenário atual, os advogados precisam ter a capacidade de enxergarem a mesma situação através de múltiplas maneiras e ângulos.

Para isso, é preciso inovar e ter sempre a criatividade como parceira na resolução de conflitos para que todas as demandas sejam entregues de forma prática.

Era digital: os novos desafios da advocacia 4.0

Chega de enrolação! O cliente não deseja mais do mesmo. No cenário atual, os advogados precisam ter a capacidade de enxergar a mesma situação através de múltiplas maneiras e ângulos.

Para isso, é preciso inovar e ter sempre a criatividade como parceira na resolução de conflitos para que todas as demandas sejam entregues de forma prática.

  • Atualização constante: as transformações estão cada vez mais rápidas, logo, um advogado 4.0 precisa se manter sempre atualizado acerca de novos conceitos e tendências da área. Então, podemos reforçar o conceito moderno de Lifelong learning, que se refere à busca contínua pelo conhecimento durante toda a sua vida.
  • Novos dilemas: como novos conhecimentos, novos dilemas surgirão. As relações de negócio, trabalho e consumo, passam por profundas mudanças e isso gera conflitos desafiadores. Dessa maneira, o advogado 4.0 precisa estar apto a resolver tais problemas de forma ágil e criativa.
  • Possuir um diferencial: o mercado está cada vez mais competitivo, e como dissemos anteriormente, o cliente não deseja resoluções que sejam “mais do mesmo”. Para evitar a saturação do mercado e ter sucesso na era digital, é preciso investir em diferenciação!

É notório que os desafios não acabam, eles evoluem para que novas soluções sejam formuladas. Agora, entenda como você pode ser transformar em um profissional aderente à advocacia 4.0

Como aderir a advocacia 4.0?  

Caso você acredite que estar de acordo com a advocacia 4.0 é uma tarefa extremamente complicada, pode ficar despreocupado! Separamos algumas dicas para ajudar você e seu escritório a aderir a esse conceito. Confira:

Automatize processos

Ficou mais do que claro que é indispensável digitalizar seu escritório e seus processos cotidianos. Apostar na tecnologia, além de ser o melhor cenário, otimiza seu tempo, aumenta a produtividade e melhora sua organização.

Tenha presença digital

Quem não é visto, não é lembrado. Segundo estudos, no Brasil, 7 a cada 10 brasileiros estão conectados à internet.  Sendo assim, entenda a dor do seu cliente e transmita informações objetivas através de suas redes sociais!

Entregar valor para o cliente

É primordial focar na experiência do cliente. A tecnologia não apenas resolve dificuldades técnicas, ela aprimora o relacionamento entre marca e cliente.

Então, desperte o interesse do cliente pelos serviços que o seu escritório oferece. O novo desafio está em transformar o conhecimento jurídico em valor para o seu público-alvo.

Desenvolver soft skills

As soft skills são as habilidades e comportamentos inerentes ao seres humanos. Elas proporcionam um grande diferencial quando comparamos nossas aptidões com a inteligência artificial (IA).

Portanto, para o advogado 4.0, é importante desenvolver suas capacidades de persuasão, criatividade, empatia, adaptabilidade e inteligência emocional. Dessa maneira, será possível melhorar cada vez mais a experiência do cliente.

Conheça a Inova Júris, a parceira ideal da advocacia 4.0!

As inovações tecnológicas possibilitam novos segmentos de mercado, assim como novas formas de raciocínio e resoluções de problemas. Os escritórios de advocacia e seus profissionais precisam se adaptar a essa nova realidade!

Para isso, conte com a Inova Juris! Somos uma startup com o objetivo de oferecer aos profissionais de direito um diferencial de mercado através da tecnologia.

Quer conhecer mais sobre a nossa solução? Então entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas e entenda como iremos revolucionar o relacionamento com seu cliente!

Luís Fernando Moreno – Founder | CEO

Publicado em: http://www.inovajuris.com.br/blog/advocacia-4-0/

Comentários

Comentários