Advocacia 4.0: como preparar seu escritório

Agora, mais do que nunca, o uso da tecnologia se faz presente em nosso cotidiano. Compras de mercado passaram a ser feitas por meio de aplicativos e sites, festas de aniversários sendo realizadas por videoconferência, o home office ganhando força e vindo para ficar, além de muitas outras tendências. 

Em algum momento você já deve ter tido contato com essas facilidades tecnológicas. É inevitável, seja para um momento de lazer ou mesmo para o trabalho. Principalmente com a pandemia, muitas coisas precisaram ser adaptadas para este momento. 

A Advocacia 4.0 se torna um aliado poderoso neste momento e se engana quem pensa que ela se resume apenas a aplicativos e sites. Tem muito mais por trás disso. Seu escritório está preparado para implantá-la? 

O que é a Advocacia 4.0?

De modo bem simples, a Advocacia 4.0 permite a integração das pessoas com a tecnologia. É importante reforçar que a tecnologia deve ser vista como aliada e não como forma de “roubar empregos”

A Advocacia 4.0 vem para facilitar. Desde a inovação à automação de tarefas rotineiras e manuais. Com um grande número de dados disponíveis, sai na frente quem consegue utilizar a infinidade de informações para obter uma melhor atuação profissional. 

Dentre a disposição destes dados, está a jurimetria, a aplicação da Estatística ao Direito. Desde 2009, o estudo de jurimetria vem sendo difundido no País a fim de estimular o uso e pesquisa da técnica, além de dar suporte ao trabalho dos profissionais do Direito por meio do uso de dados. 

Hoje a advocacia dispõe de uma série de mecanismos para ajudar o advogado, que vão desde softwares jurídicos que automatizam buscas nos tribunais à plataformas de resolução de conflitos online. 

Como preparar seu escritório

A Advocacia 4.0 proporciona inúmeros benefícios ao implantá-la. Se você não sabe por onde começar, separamos algumas dicas para te ajudar a se tornar um advogado 4.0 e transformar seu escritório.

Insira aos poucos a tecnologia na rotina de seu escritório

Se você ou seu escritório não está acostumado com o uso de tecnologias, este é o caminho por onde se deve começar. Criando intimidade com inovações tecnológicas, incluindo aos poucos ferramentas para otimizar ainda mais a rotina de trabalho.

Uma dica é verificar quais atividades seu escritório faz hoje e que poderiam ser atribuídas a um programa de computador, afinal a tendência é adotar cada vez mais o modelo paperless, empresas que eliminaram o uso de papéis e priorizam o uso de documentos digitais.

Outra coisa que pode-se observar é a comunicação entre seus associados. Será que utilizar chats de conversa é mais produtivo do que o uso do email?

Converse com seu time, abra para discussões. Mais cabeças pensando no mesmo problema criam soluções diferentes e agregam ao crescimento de cada um.

Ah, mas lembre-se: o que está funcionando perfeitamente bem, não necessariamente precisa ser alterado. Deve-se pesquisar e testar antes de implantar qualquer mudança. 

Treine sua equipe

Conhecimento nunca é demais. Incentive seus colaboradores a trocarem experiências sobre os assuntos que possuem mais prática. 

Algo bem legal de se fazer é criar rodadas de treinamento em que cada pessoa faz uma apresentação sobre um tema em que ela tem total domínio. Além de gerar interação entre a equipe, também estimula a comunicação entre os integrantes de seu escritório.

Produtividade

Com certeza, em algum momento de sua vida profissional essa palavra fez parte de alguma conversa. Como podemos ser mais produtivos? Ou como melhorar a produtividade de meu escritório? Se você já se fez essas perguntas, saiba que a Advocacia 4.0 pode ajudar. 

Use métodos que auxiliem na gestão do escritório, como o Legal Design Thinking, por exemplo. E outra alternativa é utilizar metodologias de gestão do tempo para auxiliar a gerenciar seu tempo.

A Advise tem um eBook sobre o tema gestão do tempo que pode te ajudar a colocar em prática essas metodologias! É só clicar aqui para baixar o material gratuitamente. 


Gostou das dicas? Esperamos que elas sejam úteis na aplicação da Advocacia 4.0! Se você gosta de temas ligados ao Direito e Tecnologia, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber o melhor do conteúdo jurídico em seu email.

Autor: Caroline Capra é Analista de Marketing Jr da Advise. Produz conteúdos relacionados ao Direito e Tecnologia com o intuito de melhorar a rotina dos advogados.

Comentários

Comentários