Pesquisar
Close this search box.

A tecnologia como ferramenta na gestão de risco

Publicado em
tecnologia-

A tecnologia é o agente responsável por auxiliar gestores em todas as suas atribuições, desde o processo de planejamento até a tomada de decisão. São práticas que uma empresa desenvolve para evitar possíveis ameaças, internas ou externas. É um trabalho, em sua essência, preventivo, feito, atualmente, com ferramentas que ajudam a automatizar as atividades que antes eram realizadas manualmente, verificando e acompanhando possíveis ações que gerem riscos, além de aprimorar diversas etapas da gestão de risco, como por exemplo checagem de funcionários (KYE).

Gerir riscos não é uma tarefa fácil, mas como todo processo, se existir um bom planejamento por trás, é possível antecipar-se a eles. Entre os principais problemas que um negócio está à mercê, encontramos as fraudes; corrupção; lavagem de dinheiro; conflitos de interesses, entre outros.

Lembro que existem diferentes tipos de gestão de riscos em que os softwares especializados são recomendáveis. Corporações que têm contratações de alto risco, fornecedores com produtos sensíveis ou até mesmo empresas com recebem doações tendem a ter um foco maior em processos de checagem de terceiros Know your Employee/KYE (conheça seu funcionário), Know your Supplier/KYS (conheça seu fornecedor) e Know your Developer/KYD (conheça seu desenvolvedor), respectivamente. Mas, também existem outros tipos de riscos, como por exemplo os de dano físico ao funcionário, que exigem outras práticas.

Em suma, três pontos podem ser cruciais para uma empresa no combate a prevenção de riscos: antecipe fraude e corrupções fazendo levantamento de dados; estruture times eficientes e evite conflitos de interesses e, por fim, conheça todo o histórico de uma empresa parceria, desde a sua fundação. E use a tecnologia em benefício da sua empresa, afinal, softwares de gestão são positivos, pois fornecem informações de forma precisa e dinâmica, e mudam a forma como um diretor de gestão de riscos toma decisão.

*Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, uma empresa de software que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) extraídos da internet e outras bases de conhecimento, correlacionando estas informações e gerando relatórios gráficos e analíticos para a melhor tomada de decisão.

Fonte: Startupi

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
ia artigo

O Uso da Inteligência Artificial (IA) para Viabilizar a Controladoria Jurídica e o Combate às Fraudes Processuais

Imagem: Pixabay

Inovação na Tomada de Decisão

Imagem: Pixabay

O Impacto do DJE na Modernização do Sistema Judiciário Brasileiro

computer-4484282_1280

Uso de sistemas low/no code para gerenciamento de rotinas jurídicas

Imagem: Pixabay

Evolução da criatividade - da teoria para a prática

artigo obs

Ausência da parte Autora e do Preposto nas Audiências Judiciais Cíveis e Juizados Especiais. Quais as diferenças e quais as consequências?

Imagem: Pixabay

Advogados contra a Tecnologia: as máquinas irão substituir os advogados?

interface-3614766_1280

Desenvolvimento responsável da IA com a nova norma ISO/IEC 42001.

EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.